top of page

Foco e concentração? Desenhar pode ajudar!

Dizem por aí que criança quieta é sinal de que está “fazendo arte”. Pois deve ser mesmo! Já reparou como criança fica concentrada quando tá desenhando? Já ouviu falar que artistas criando podem passar horas e horas no ateliê? Pois é, concentrar-se em uma atividade manual e criativa pode te ajudar a entrar em um estado profundo de foco. E, desenvolvendo a concentração, a criança pode encontrar soluções criativas para problemas de áreas completamente diferentes, como matemática ou ciências. Como? Vou te contar!


Desenhar é resolver um problema gráfico. Como assim? O desenho é a representação de algo, ou seja, desenhar uma cadeira é representar uma cadeira, e não uma cadeira em si. Assim, você pode desenhar essa cadeira de várias maneiras possíveis: com muitas retas, com muitas curvas, com luz e sombra, colorida, com linhas grossas ou finas… Enfim, como você vai desenhar é o problema gráfico a ser resolvido criativamente.


Um desenho pode ajudar a criança a desenvolver a memorização: ao acessar sua memória para desenhar algo, a criança está trabalhando essa habilidade. E ao desenhar observando? Ela está trabalhando sua inteligência espacial, ou seja, percebendo melhor o espaço e como as coisas se organizam nele. Ao desenhar, a criança entende as formas daquilo que está desenhando, ativa sua memória visual e fica atenta aos detalhes. Entende relações de espaço, distância, profundidade e tamanho, coisas que exigem bastante concentração.


E como isso pode ajudar a criança com outros problemas que não sejam de artes? Desenhando e acostumando o cérebro a concentrar-se e focar na solução gráfica, ela desenvolve essas habilidades e habitua-se a procurar soluções cada vez mais criativas para problemas de outra natureza!


Mas, se eu não sei desenhar, como posso ajudar nisso?

Simples! Permita que a criança desenhe, proponha desafios (“você consegue desenhar a praia de memória?”), disponha materiais (nada demais, caneta e papel já ajudam bastante) e permita que ela se concentre naquilo, faz parte do desenvolvimento dela e vai ajudar bastante depois!




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page