Brincar de arte?



Sabe quando te dizem que arte pode ser qualquer coisa? É que pode mesmo! Apesar de nem toda coisa ser arte... Enfim. Mas deixa eu te explicar: quando a criança brinca, ela está aprendendo, está imitando o que já viu do mundo adulto e procurando uma forma de expressar aquilo.

.

É assim que ela brinca de ficar "dodói" e cuidar, de "trabalhar", de "escolinha", de "casinha", "comidinha"... Ela está aprendendo a se colocar no mundo. E nada melhor pra isso do que brincadeiras que exercitem sua criatividade e sua expressividade, certo?

.

Então tá na hora de brincar de arte: que tal disponibilizar materiais variados e apenas brincar? Sem regras, sem pressão, só ver como a criança lida com as cores, os papeis, enfim, o que estiver disponível? Quando dava aula em escola, eu chamava isso de "ateliê livre": deixava canetinha, giz, lápis, tinta, papel... Enfim, o que tivesse, e, sem tema, deixava que as crianças simplesmente criassem. Isso acontecia uma vez no semestre, algo assim. Não, nem todas as vezes são sem um direcionamento específico. Direcionar também é bem legal para saber lidar com obstáculos, regras e desafios. Ao mesmo tempo, ter um momento de ócio criativo também é bem importante.

.

E, repito, você sempre pode sair do óbvio: em vez de lápis, pode ser carvão; em vez de instrumento musical, papel alumínio e sementes; em vez de fantasias teatrais elaboradas, as roupas do papai e da mamãe. E, para registrar, tire fotos, faça vídeos, cole os desenhos na parede... Dê valor à produção da criança :)

O lúdico é fundamental pra a arte e para a vida!

.

.

.

#lúdico #arte #arteeducação #projetocriarcomarte#ludicidade#ludicidadeearte#brincardearte#assessoriapedagogica #psicoterapia #arte

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo