Visitar museus com crianças pequenas é possível?




Essa semana, entramos na fase verde aqui em São Paulo, o que significa que os museus e demais espaços culturais podem reabrir, com os devidos cuidados, claro. E, para comemorar, faremos um passeio à Pinacoteca de São Paulo essa semana, com Nini e outras duas crianças.


"Sara, você vai ao museu com uma criança de 2 anos?!"

Sim! E com uma de 3 e outra de 7 🥰

E não, a criança NÃO precisa ser "quietinha". O acesso à cultura e à arte é direito de todas e todos! E, quanto mais cedo e maior o contato com esses espaços, melhor!


Então hoje eu te trouxe algumas dicas para visitar espaços expositivos com sua(s) criança(s), vamos lá?


1️⃣ Se possível, conheça o espaço antes, ou pelo menos entre em contato com eles (por e-mail ou telefone) e converse sobre questões de acessibilidade específicas para sua visita: o museu dispõe de carrinhos de bebê? Pode entrar com mochila? Com água para a criança? Tem elevador? Alguma atividade interativa com a criança? Precisa agendar a visita?


2️⃣ Se possível, mostre uma "prévia" da exposição para a criança: seja o site do museu, o site do artista em exposição, algum livro, enfim, algo que gere uma expectativa positiva.


3️⃣ Se a exposição for interativa, melhor ainda! As crianças são muito sensoriais e dão preferência a se relacionar com as obras de maneiras mais intensas do que nós. Não, elas não estão erradas; são necessidades delas, precisamos apenas equilibras.


4️⃣ No caso da exposição não ser interativa, planeje-se para conversar sobre as obras e passar um tempo um pouco menor na exposição. Explique por que não pode tocar nas obras e fale sobre a importância de preservar a obra para que outras pessoas possam ver.


5️⃣ Dialogue bastante sobre as obras: não precisa "entender" de arte, precisa conversar mesmo, dizer o que acha, relacionar com algo do dia-a-dia, perguntar o que a criança acha, trocar uma ideia...


E, vale lembrar, cuidado sempre: máscaras e álcool em gel 😉


Gostaram das dicas? Contem pra gente como foi a visita! Nós mostraremos a nossa na próxima segunda 🤩

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo