Profissão: artista educadora




"- E o que você quer ser quando crescer?

- Eu quero continuar artista..."


Entendendo que a arte tá em todos os tempos e em todos os povos, ser artista é algo muito natural do ser humano. Me dizem sempre que tal criança gosta muito de desenhar, ou de música, ou dançar... Pois é, expressão natural e essencial do ser humano, ouso dizer que a arte vem com a gente de fábrica!


Mas, sobre ensinar Artes na escola, vale lembrar algumas regrinhas... A escola é um espaço de educação formal e, portanto, a pessoa que assume o papel de educador(a) deve ser submetida a alguns critérios, sendo o principal para a sua contratação a Licenciatura na área, seja ela Artes Visuais, Dança, Teatro ou Música.


Assim, eu queria falar um pouco de mim: comecei a lecionar em 2012, quando ainda estava em formação (a primeira Licenciatura em Artes Visuais de Fortaleza começara em 2008). Fiz Tecnólogo em Artes Plásticas e, depois, Licenciatura em Artes Visuais, que foi o que me permitiu estar em sala de aula, ambos os cursos no IFCE.


Apaixonada pela Educação e por questões voltadas para a Acessibilidade e Inclusão, decidi fazer uma Especialização em Educação Inclusiva, na UECE. Em seguida, dei continuidade à minha pesquisa no Mestrado em Artes Visuais na UFPB. Não demorou para que eu percebesse que, muito mais que artista, eu era professora; e que, muito mais que professora, eu era artista.


Hoje me intitulo como "artista educadora", ou seja, alguém que faz do seu processo educativo um espaço criativo, de aprendizagem e experimentação artística; e que faz do seu processo artístico um espaço de educar para transformar criativamente a vida das pessoas.


Tá, e por que isso é importante? Tenho por princípio que o professor deve produzir na sua área de conhecimento. Afinal, se a pessoa quer ensinar, ela também deve estar antenada com o que está acontecendo e com o que está sendo produzido em sua área, né? Um artista professor torna isso possível no dia-a-dia, explorando sempre novas maneiras de compartilhar conhecimento. E é isso que faço aqui na CRIAR :)





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo